A Praia da Macumba fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. É uma praia extensa e muito bonita, tem quiosques por toda orla e ciclovia.
O pontal Tim Maia a separa da praia do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho no areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. O visual lá de cima vale o esforço da subida!
A praia da Reserva está localizada entre a praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio; tendo recebido este nome por ficar situada em uma Reserva Ecológica.
Caracterizada principalmente pelas águas límpidas e por sua areia é fofa, a praia da Reserva também conta com quiosques em alguns pontos de sua orla.
Bastante extensa e pouco freqüentada, a praia da Reserva é ideal para quem procura uma praia mais tranqüila dentro da cidade do Rio. Porém, quem deseja chegar até lá de carro, deve ter em mente que pode ser difícil estacionar em alguns trechos desta praia.
Bem localizada, ficando ao pé do Morro da Urca, essa praia com 200 metros de extensão encontra-se num dos bairros mais seguros e tranquilos da cidade do Rio.
Apesar de não poderem usar o mar, moradores da região e visitantes, tem outras opções de lazer nessa praia. Andar no calçadão e aproveitar os quiosques ao longo da orla, visitar a Praça General Tibúrcio que tem um ambiente muito acolhedor e a Fortaleza de São João, que possui duas praias de acesso restrito.
Está localizada dentro do Parque Municipal de Grumari, numa área de proteção ambiental, na Zona Oeste da cidade, na Barra da Tijuca.
Uma praia considerada bastante tranquila, tem 1.5 kms de extensão de muito verde, e montanhas para contrastar com o mar, e formar um cenário maravilhoso para relaxar.
A praia fica no bairro de Botafogo que liga o centro e a zona sul da cidade. Ali é o reduto da classe média alta, e tem muitas opções de lazer.
A Praia de Botafogo possui 700 metros de extensão e é muito famosa por sua vista para o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e o Morro da Urca, um belo programa é ir até lá e apenas olhar o pôr do sol. Já que o banho nas suas águas não é permitido, devido a grande poluição do mar local.
Com águas normalmente calmas e areias claras, a Praia de Copacabana é ótima para passear com a família e relaxar observando o lindo pôr do sol, sendo bastante frequentada tanto por moradores da região, quanto por turistas, que muitas vezes dispensam o banho de mar para ficar apenas apreciando a beleza local. Copacabana é uma mistura maravilhosa da cidade com o mar.
A praia de Ipanema, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre o Arpoador e o Jardim de Alah, é uma das praias mais famosas do país e uma das mais movimentadas da cidade. Com 2 Km de extensão, algumas áreas da praia tem ondas e correntezas fortes, podendo ser usada para a prática de esportes.
Chamada antigamente de Praia da Gávea, a praia de São Conrado fica localizada no bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Hoje, o bairro de São Conrado se caracteriza como sendo um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, com diversos edifícios e mansões luxuosas cercando a praia.
Fica perto do Morro Dois Irmãos e das Pedras da Gávea e Bonita. Através da Avenida Niemeyer chega-se até ela.
Fica em Sepetiba, como o mesmo nome já diz, na Zona Oeste do Rio. Localizada no fundo da Baía de Sepetiba, a praia com 2 kms de extensão, não é própria para banho.
Mas, de acordo com o que tudo indica, a situação vai melhorar. Já está em curso um processo de revitalização da Praia de Sepetiba. As principais metas são: a reconstrução da orla, retirar a vegetação que invadiu a praia e provocou línguas negras, o mangue, um dos principais ecossistemas do local será remanejado e claro, a faixa de areia também será despoluída.
Uma das praias mais famosas da cidade do Rio de Janeiro, com 800 metros de extensão, localiza-se entre o Forte de Copacabana e a Rua Otaviano com a Avenida Vieira Souto.
É o recanto dos surfistas, eles estão sempre ativos na região para pegar as maiores e melhores ondas que a praia costuma oferecer. Mas não são apenas os surfistas que aparecem por ali, muitas pessoas vão para aproveitar o dia de sol e tomar banhos nas águas meio esverdeadas da praia.
Localizada no Bairro do Flamengo, a praia do Flamengo é a primeira das praias das encostas da Bahia de Guanabara, sendo seguida pelas praias de Botafogo e da Urca. Destes lugares, os visitantes podem ter acesso a uma das mais belas paisagens da baía de Guanabara, com uma vista especialmente bonita do Pão de Açúcar.
Na praia, a freqüência maior é de moradores do bairro de mesmo nome. Ambiente familiar, com espaço especial para crianças pequenas. Já as encostas do Morro Dois Irmãos, são bastante freqüentadas pelos praticantes de surfe.
Frequentada principalmente pelos moradores do bairro, a praia do Leme reflete toda a tranquilidade do bairro do Leme, que faz fronteira com os bairros de Copacabana, Botafogo e Urca.
É a continuação da Praia da Barra da Tijuca, muito conhecida por seu um ótimo lugar para praticar esportes, e por ser frequentada por diversos artistas. Localiza-se perto dos centros comerciais e empresariais.
Muito famosa por suas trilhas, a Praia do Perigoso, com 2,5kms de extensão, fica em Barra de Guaratiba.
Para ver os atrativos naturais do lugar, é preciso fazer uma boa caminhada, que não é tão difícil, porém é cansativa, devido os altos e baixos da trilha, mas com tranquilidade é possível chegar ao local e desfrutar a paisagem.
Geralmente é uma praia bem deserta, e bastante limpa, com muitos peixes no mar, o mergulho ali é indispensável para ficar mais perto da natureza. A praia ainda conta com um mirante e nascentes d'água. É só aproveitar o que a Praia do Perigoso tem a oferecer.
Barata Ribeiro street, 370 - room 318 - Copacabana • teléphone: (21) 3410-5131
2000-2010 ABIH-RJ © All rights reserved
4Active